Antes de começar uma reforma você deve:
Pesquisar referências
Nem sempre a contratação de um arquiteto ou decorador cabe no seu bolso. Por isso, antes mesmo de começar a reforma, você pode pesquisar algumas referências em sites e páginas de redes sociais.
Assim você consegue entender o que fica legal em espaços menores, quais cores são indicadas e até se inspirar em algo moderno e diferente, mas que seja a sua cara.
Planejamento
Conseguiu encontrar um estilo a ser seguido? É hora de se planejar para colocar tudo em prática. Defina seu orçamento, o projeto – inclua tudo o que será reformado – e pesquise preços para contratação de profissionais e da mão de obra.
O arquiteto e o designer de interiores talvez não estejam nos seus planos, mas o eletricista, o marceneiro, o pintor, o pedreiro, o encanador e o engenheiro talvez devam estar inclusos no orçamento.
Lembre-se também de determinar qual será o ponto de partida, ou seja, por onde a obra vai começar. Você vai mexer apenas nos azulejos da cozinha? Vai trocar a instalação elétrica de toda a casa? Ou pretende construir/derrubar uma parede?
O projeto não pode ser ignorado e você vai precisar ser detalhista. Aqui é explicado tudo que será reformado na casa. Pode ser responsabilidade do engenheiro, do arquiteto ou até sua, caso envolva algo mais simples.
Por último, escolha os materiais que vão ser utilizados e determine um cronograma, com o tempo limite que a obra poderá levar. Dentro do cronograma, é importante também definir o período em que vai ser realizada a reforma. Se envolve algo externo, o melhor é evitar a época das chuvas, por exemplo.